Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39902
Tipo: Artigo de Evento
Título: O perfil dos professores cearenses participantes do SPAECE 2006
Autor(es): Silva, Mirna Gurgel Carlos da
Sousa, Rosângela Teixeira de
Palavras-chave: Professor;Discussões e debates;Processo de Ensino-Aprendizagem
Data do documento: 2008
Citação: SILVA, Mirna Gurgel Carlos da; SOUSA, Rosângela Teixeira de. O perfil dos professores cearenses participantes do SPAECE 2006. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1313-1331.
Resumo: Nos últimos anos, o professor passou a ser considerado como elemento importante dentro do contexto escolar, sendo assim motivo de discussões e debates educacionais em níveis nacionais e internacionais. Tal reconhecimento deve-se, em parte, a percepção de que, apesar da influência dos aspectos exógenos nos resultados escolares, o professor tem papel fundamental na sala de aula, que se constitui um local privilegiado do acesso ao saber elaborado e de interação dos vários saberes. É imprescindível ressaltar que esse reconhecimento não significa responsabilizar o professor pelo sucesso ou insucesso escolar. Na realidade, dentro do “contexto escolar”, não se pode analisar de forma isolada um único fator como determinante pelo produto final gerado pela escola: a aprendizagem. Assim, qualquer proposta para modificar o quadro educacional vigente com políticas voltadas para a qualidade da educação deve investir também no professor, considerando sua realidade, seu perfil, seus limites e potencialidades.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39902
ISBN: 9788589872423
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eve_mgcdasilva.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.