Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39842
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Investigações sobre o ensinar e o aprender: caminhos para a decisão sobre o processo avaliativo |
Autor(es): | Ribeiro, Ana Paula de Medeiros Leite, Raimundo Hélio |
Palavras-chave: | Avaliação da aprendizagem;Instrumento de ensino;Processo de Ensino-Aprendizagem |
Data do documento: | 2008 |
Citação: | RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros; LEITE, Raimundo Hélio. Investigações sobre o ensinar e o aprender: caminhos para a decisão sobre o processo avaliativo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 731-746. |
Resumo: | A escolha pela concepção de avaliação, bem como de seus instrumentos, necessita estar ancorada no conhecimento da realidade envolvida. Isso pressupõe o conhecer sobre os modos de ensinar e aprender dos protagonistas do processo ensino-aprendizagem: professores e alunos. Parlett e Hamilton (1972 apud SOUSA, 1997) defendem a prática de uma “avaliação iluminativa” como uma alternativa ao modelo clássico de avaliar (Tyler, 1949). Nesta perspectiva, a prática da avaliação leva em conta o processo educativo como um todo. A metáfora da luz, presente no termo, aponta para a necessidade de se ter uma visão mais clara da realidade e do contexto, de modo a permitir a melhor compreensão da complexidade das situações.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39842 |
ISBN: | 9788589872423 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_eve_apmribeiro.pdf | 882,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.