Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39842
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Paula de Medeiros-
dc.contributor.authorLeite, Raimundo Hélio-
dc.date.accessioned2019-02-21T17:44:17Z-
dc.date.available2019-02-21T17:44:17Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Ana Paula de Medeiros; LEITE, Raimundo Hélio. Investigações sobre o ensinar e o aprender: caminhos para a decisão sobre o processo avaliativo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 731-746.pt_BR
dc.identifier.isbn9788589872423-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39842-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectInstrumento de ensinopt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.titleInvestigações sobre o ensinar e o aprender: caminhos para a decisão sobre o processo avaliativopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA escolha pela concepção de avaliação, bem como de seus instrumentos, necessita estar ancorada no conhecimento da realidade envolvida. Isso pressupõe o conhecer sobre os modos de ensinar e aprender dos protagonistas do processo ensino-aprendizagem: professores e alunos. Parlett e Hamilton (1972 apud SOUSA, 1997) defendem a prática de uma “avaliação iluminativa” como uma alternativa ao modelo clássico de avaliar (Tyler, 1949). Nesta perspectiva, a prática da avaliação leva em conta o processo educativo como um todo. A metáfora da luz, presente no termo, aponta para a necessidade de se ter uma visão mais clara da realidade e do contexto, de modo a permitir a melhor compreensão da complexidade das situações.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eve_apmribeiro.pdf882,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.