Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39842
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Investigações sobre o ensinar e o aprender: caminhos para a decisão sobre o processo avaliativo |
Autor : | Ribeiro, Ana Paula de Medeiros Leite, Raimundo Hélio |
Palabras clave : | Avaliação da aprendizagem;Instrumento de ensino;Processo de Ensino-Aprendizagem |
Fecha de publicación : | 2008 |
Citación : | RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros; LEITE, Raimundo Hélio. Investigações sobre o ensinar e o aprender: caminhos para a decisão sobre o processo avaliativo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 731-746. |
Resumen en portugués brasileño: | A escolha pela concepção de avaliação, bem como de seus instrumentos, necessita estar ancorada no conhecimento da realidade envolvida. Isso pressupõe o conhecer sobre os modos de ensinar e aprender dos protagonistas do processo ensino-aprendizagem: professores e alunos. Parlett e Hamilton (1972 apud SOUSA, 1997) defendem a prática de uma “avaliação iluminativa” como uma alternativa ao modelo clássico de avaliar (Tyler, 1949). Nesta perspectiva, a prática da avaliação leva em conta o processo educativo como um todo. A metáfora da luz, presente no termo, aponta para a necessidade de se ter uma visão mais clara da realidade e do contexto, de modo a permitir a melhor compreensão da complexidade das situações.[...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39842 |
ISBN : | 9788589872423 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_eve_apmribeiro.pdf | 882,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.