Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39704
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículo |
Autor(es): | Alves, Francione Charapa Saraiva, Rochely Silva de Lima |
Palavras-chave: | Educação;Pensadores;Ralph Winfred Tyler |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | ALVES, Francione Charapa; SARAIVA, Rochely Silva de Lima. Ralph Winfred Tyler e os princípios básicos da avaliação do currículo. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1809-1821. |
Resumo: | O educador americano Ralph Winfred Tyler foi um pensador de grande importância para a educação, principalmente no que concerne à avaliação e desenvolvimento do currículo. Antes de Tyler, a avaliação era vista apenas como uma questão técnica para medição dos resultados das aprendizagens que serviam sempre para comparação com outros grupos de alunos. Era muito forte a influência da psicometria e da docimologia que focavam nas medições e nos testes. Com Tyler, a avaliação começa a contemplar uma descrição de até que ponto os alunos atingem os objetivos definidos; a quantificação passou a ser um dos meios a serviço da avaliação em vez de um fim em si mesmo. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39704 |
ISBN: | 978 85 7915 171 2 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_rslsaraiva.pdf | 6,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.