Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39247
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A importância do pré-teste na construção de instrumentos de avaliação |
Autor(es): | Alves, Ana Paula Martins Lima, Maria Leonir do Nascimento Silva, Olívia Coelho da Marques, Cláudio de Albuquerque |
Palavras-chave: | Alfabetização;Crianças;Ensino da aprendizagem |
Data do documento: | 2008 |
Citação: | ALVES, Ana Paula Martins; LIMA, Maria Leonir do Nascimento; SILVA, Olívia Coelho da; MARQUES, Cláudio de Albuquerque. A importância do pré-teste na construção de instrumentos de avaliação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1824-1834. |
Resumo: | A eficácia na alfabetização de crianças ainda é uma das grandes preocupações das políticas públicas, no âmbito educacional, em nosso país. A escrita, a leitura e a compreensão textual são fatores determinantes nesse processo. Não se pode, no entanto, esquecer que uma não é independente da outra, pelo contrário, ambas se completam. Segundo Grossi (1990, p. 17), “a apreensão da psicogênese da alfabetização e a sua aplicação em sala de aula implica, portanto uma mudança radical de ótica a respeito da aprendizagem a ênfase exclusiva na cópia, durante as etapas iniciais da aprendizagem”. A necessidade de entender que a função da escrita não é somente a reprodução de textos, principalmente através de cartilhas, é uma preocupação presente em muitas escolas brasileiras, uma vez que: [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39247 |
ISBN: | 9788589872423 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_eve_apmalves.pdf | 1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.