Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39162
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Concepções de aprendizagem e prática docente: problemas e perspectivas |
Autor(es): | Ribeiro, Ana Paula de Medeiros Oliveira, Sandra Maria Coêlho de |
Palavras-chave: | Desenvolvimento;Processo de Ensino-Aprendizagem;Curso de Formação |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros; OLIVEIRA, Sandra Maria Coêlho de. Concepções de aprendizagem e prática docente: problemas e perspectivas. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 681- 693. |
Resumo: | É importante abordarmos as principais correntes do desenvolvimento do conhecimento humano que fundamentam os procedimentos pedagógicos, a fim de esclarecer a concepção que cada uma tem sobre como sucede a aprendizagem e, consequentemente, buscar contribuir na superação de mitos que proliferam nos discursos e práticas educacionais que precisam ser combatidos. Perrenoud (1999, p.82) afirma que os professores possuem “uma imagem demasiadamente vaga dos mecanismos de aprendizagem” e essa abstração do conceito de aprendizagem por parte dos professores não é suficiente trabalhada nos cursos de formação docente, provocando lacunas na formação que irão influenciar nas práticas. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39162 |
ISBN: | 978 85 7915 171 2 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_smcoliveira.pdf | 2,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.