Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39039
Type: Artigo de Evento
Title: Projeto artes visuais na escola: relatos de experiências vivenciadas no PIBID Pedagogia UFC
Authors: Amaral, Mirela dos Santos
Silva, Nayara Freitas da
Silva, Maria José Albuquerque da
Keywords: PIBID;Pedagogia;Artes Visuais
Issue Date: 2016
Citation: AMARAL, Mirela dos Santos; SILVA, Nayara Freitas da; SILVA, Maria José Albuquerque da. Projeto artes visuais na escola: relatos de experiências vivenciadas no PIBID Pedagogia UFC. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. EDUCAÇÃO EM/PARA DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, 8., 09 a 12 nov. 2016. São Luiz (MA). Anais... São Luiz (MA), 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: O trabalho traz o relato do Projeto Artes Visuais na Escola Municipal Faustino de Albuquerque II, localizada no bairro Ellery, no munícipio de Fortaleza/CE. O projeto foi articulado pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia, da Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo é apresentar o processo de construção das ações e reafirmar o valor lúdico e educativo das artes visuais na escola a partir do embasamento teórico de autores tais como Vygotsky (1998), Piaget (1990) e Santos (2016). Utilizamos como metodologia o estudo bibliográfico e documental seguido do relato das atividades desenvolvidas com as crianças. Constatamos como resultados que o projeto se afirmou como um diferencial positivo no contexto formativo do ensino, envolvendo a comunidade escolar com a participação ativa de adultos e crianças, contribuindo para o sucesso das ações propostas e o aprendizado significativo dos alunos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39039
ISSN: 2316-1086
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_eve_msamaral.pdf179,79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.