Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39039
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Projeto artes visuais na escola: relatos de experiências vivenciadas no PIBID Pedagogia UFC |
Authors: | Amaral, Mirela dos Santos Silva, Nayara Freitas da Silva, Maria José Albuquerque da |
Keywords: | PIBID;Pedagogia;Artes Visuais |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | AMARAL, Mirela dos Santos; SILVA, Nayara Freitas da; SILVA, Maria José Albuquerque da. Projeto artes visuais na escola: relatos de experiências vivenciadas no PIBID Pedagogia UFC. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. EDUCAÇÃO EM/PARA DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, 8., 09 a 12 nov. 2016. São Luiz (MA). Anais... São Luiz (MA), 2016. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O trabalho traz o relato do Projeto Artes Visuais na Escola Municipal Faustino de Albuquerque II, localizada no bairro Ellery, no munícipio de Fortaleza/CE. O projeto foi articulado pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia, da Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo é apresentar o processo de construção das ações e reafirmar o valor lúdico e educativo das artes visuais na escola a partir do embasamento teórico de autores tais como Vygotsky (1998), Piaget (1990) e Santos (2016). Utilizamos como metodologia o estudo bibliográfico e documental seguido do relato das atividades desenvolvidas com as crianças. Constatamos como resultados que o projeto se afirmou como um diferencial positivo no contexto formativo do ensino, envolvendo a comunidade escolar com a participação ativa de adultos e crianças, contribuindo para o sucesso das ações propostas e o aprendizado significativo dos alunos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39039 |
ISSN: | 2316-1086 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_msamaral.pdf | 179,79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.