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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38959
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | A educação feminina nas vilas de índio na Capitania do Ceará: fontes e itinerários metodológicos |
Autor : | Andrade, Francisco Ari de |
Palabras clave : | Educação de meninas;Vilas de Índio;Colonização |
Fecha de publicación : | 2010 |
Citación : | ANDRADE, Francisco Ari de. A educação feminina nas vilas de índio na Capitania do Ceará: fontes e itinerários metodológicos. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. TEMA: INFÂNCIA, JUVENTUDE, E RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 8., 22 a 25 ago. 2010. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2010. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente artigo reflete o lugar reservado para a educação de meninas nas Vilas de Índio, soerguidas na Capitania do Ceará, como parte integrante do projeto de colonização da América Portuguesa. Os achados que corroboram com tal discussão e permitem o esboço metodológico de um itinerário de pesquisa em história da educação favorecem a aproximação de um universo social e cultural específico, na segunda metade do século XVIII, denominado de Vilas de Índio, cuja finalidade era o controle social, por meio da organização política e do ordenamento jurídico das etnias nativas, para apropriação dos axiomas da sociedade civil. Entenda-se por sociedade civil o modelo societário europeu, com destaque para os países envoltos com a disputa pela colonização do Novo Mundo. [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38959 |
ISBN : | 85-7862-138-4 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGH - Trabalhos apresentados em eventos |
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