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Tipo: Artigo de Evento
Título : A educação feminina nas vilas de índio na Capitania do Ceará: fontes e itinerários metodológicos
Autor : Andrade, Francisco Ari de
Palabras clave : Educação de meninas;Vilas de Índio;Colonização
Fecha de publicación : 2010
Citación : ANDRADE, Francisco Ari de. A educação feminina nas vilas de índio na Capitania do Ceará: fontes e itinerários metodológicos. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. TEMA: INFÂNCIA, JUVENTUDE, E RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 8., 22 a 25 ago. 2010. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2010.
Resumen en portugués brasileño: O presente artigo reflete o lugar reservado para a educação de meninas nas Vilas de Índio, soerguidas na Capitania do Ceará, como parte integrante do projeto de colonização da América Portuguesa. Os achados que corroboram com tal discussão e permitem o esboço metodológico de um itinerário de pesquisa em história da educação favorecem a aproximação de um universo social e cultural específico, na segunda metade do século XVIII, denominado de Vilas de Índio, cuja finalidade era o controle social, por meio da organização política e do ordenamento jurídico das etnias nativas, para apropriação dos axiomas da sociedade civil. Entenda-se por sociedade civil o modelo societário europeu, com destaque para os países envoltos com a disputa pela colonização do Novo Mundo. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38959
ISBN : 85-7862-138-4
Derechos de acceso: Acesso Aberto
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