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dc.contributor.authorAndrade, Francisco Ari de-
dc.date.accessioned2019-01-21T14:36:25Z-
dc.date.available2019-01-21T14:36:25Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationANDRADE, Francisco Ari de. A educação feminina nas vilas de índio na Capitania do Ceará: fontes e itinerários metodológicos. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. TEMA: INFÂNCIA, JUVENTUDE, E RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 8., 22 a 25 ago. 2010. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2010.pt_BR
dc.identifier.isbn85-7862-138-4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38959-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de meninaspt_BR
dc.subjectVilas de Índiopt_BR
dc.subjectColonizaçãopt_BR
dc.titleA educação feminina nas vilas de índio na Capitania do Ceará: fontes e itinerários metodológicospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo reflete o lugar reservado para a educação de meninas nas Vilas de Índio, soerguidas na Capitania do Ceará, como parte integrante do projeto de colonização da América Portuguesa. Os achados que corroboram com tal discussão e permitem o esboço metodológico de um itinerário de pesquisa em história da educação favorecem a aproximação de um universo social e cultural específico, na segunda metade do século XVIII, denominado de Vilas de Índio, cuja finalidade era o controle social, por meio da organização política e do ordenamento jurídico das etnias nativas, para apropriação dos axiomas da sociedade civil. Entenda-se por sociedade civil o modelo societário europeu, com destaque para os países envoltos com a disputa pela colonização do Novo Mundo. [...]pt_BR
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