Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38921
Tipo: Artigo de Evento
Título : O conceito de frações: construção complexa para alunos de pedagogia
Autor : Santos, Maria José Costa dos
Souza, Antonio Marcos de
Palabras clave : Matemática;Ensino aprendizagem;Caráter epistemológico
Fecha de publicación : 2014
Citación : SANTOS, Maria José Costa dos; SOUZA, Antonio Marcos de. O conceito de frações: construção complexa para alunos de pedagogia. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014.
Resumen en portugués brasileño: Em pleno século XXI, a Matemática apresenta muitos obstáculos, tanto de caráter didático quanto de caráter epistemológico. De teor didático, porque nem sempre o professor se apropria de métodos e técnicas mais adequados para estimular a aprendizagem. De feição epistemológica pela necessária intervenção do estímulo às ideias matemáticas e dos conhecimentos a serem apreendidos. Nesse contexto, esses obstáculos refletem diretamente na aprendizagem e no ensino dos conceitos matemáticos, cuja concepção tem sua confirmação na práxis das salas de aula e que precisam ser mais bem compreendidos para serem mais bem trabalhados. Diante dessa problemática, entendemos que apesar do conteúdo de fração ser fascinante, é bem mais complexo que o entendimento do número inteiro. Dessa forma, o professor tem o dever de tornar essa aprendizagem acessível a todos os alunos, ensinando esse conteúdo de forma significativa. Segundo Santos (2007) o aluno precisa sentir-se inserido nos processos de ensino e de aprendizagem, para sentir que o conteúdo faz sentido em sua vida, que parte de suas vivências e não de uma situação alheia a sua realidade. (p. 33).[...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38921
ISSN : 2316-1086
Aparece en las colecciones: DTPE - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_eve_mjcsantos.pdf152,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.