Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38921
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | O conceito de frações: construção complexa para alunos de pedagogia |
Autor : | Santos, Maria José Costa dos Souza, Antonio Marcos de |
Palabras clave : | Matemática;Ensino aprendizagem;Caráter epistemológico |
Fecha de publicación : | 2014 |
Citación : | SANTOS, Maria José Costa dos; SOUZA, Antonio Marcos de. O conceito de frações: construção complexa para alunos de pedagogia. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014. |
Resumen en portugués brasileño: | Em pleno século XXI, a Matemática apresenta muitos obstáculos, tanto de caráter didático quanto de caráter epistemológico. De teor didático, porque nem sempre o professor se apropria de métodos e técnicas mais adequados para estimular a aprendizagem. De feição epistemológica pela necessária intervenção do estímulo às ideias matemáticas e dos conhecimentos a serem apreendidos. Nesse contexto, esses obstáculos refletem diretamente na aprendizagem e no ensino dos conceitos matemáticos, cuja concepção tem sua confirmação na práxis das salas de aula e que precisam ser mais bem compreendidos para serem mais bem trabalhados. Diante dessa problemática, entendemos que apesar do conteúdo de fração ser fascinante, é bem mais complexo que o entendimento do número inteiro. Dessa forma, o professor tem o dever de tornar essa aprendizagem acessível a todos os alunos, ensinando esse conteúdo de forma significativa. Segundo Santos (2007) o aluno precisa sentir-se inserido nos processos de ensino e de aprendizagem, para sentir que o conteúdo faz sentido em sua vida, que parte de suas vivências e não de uma situação alheia a sua realidade. (p. 33).[...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38921 |
ISSN : | 2316-1086 |
Aparece en las colecciones: | DTPE - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_mjcsantos.pdf | 152,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.