Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38921
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Maria José Costa dos-
dc.contributor.authorSouza, Antonio Marcos de-
dc.date.accessioned2019-01-18T21:25:40Z-
dc.date.available2019-01-18T21:25:40Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria José Costa dos; SOUZA, Antonio Marcos de. O conceito de frações: construção complexa para alunos de pedagogia. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014.pt_BR
dc.identifier.issn2316-1086-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38921-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectCaráter epistemológicopt_BR
dc.titleO conceito de frações: construção complexa para alunos de pedagogiapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm pleno século XXI, a Matemática apresenta muitos obstáculos, tanto de caráter didático quanto de caráter epistemológico. De teor didático, porque nem sempre o professor se apropria de métodos e técnicas mais adequados para estimular a aprendizagem. De feição epistemológica pela necessária intervenção do estímulo às ideias matemáticas e dos conhecimentos a serem apreendidos. Nesse contexto, esses obstáculos refletem diretamente na aprendizagem e no ensino dos conceitos matemáticos, cuja concepção tem sua confirmação na práxis das salas de aula e que precisam ser mais bem compreendidos para serem mais bem trabalhados. Diante dessa problemática, entendemos que apesar do conteúdo de fração ser fascinante, é bem mais complexo que o entendimento do número inteiro. Dessa forma, o professor tem o dever de tornar essa aprendizagem acessível a todos os alunos, ensinando esse conteúdo de forma significativa. Segundo Santos (2007) o aluno precisa sentir-se inserido nos processos de ensino e de aprendizagem, para sentir que o conteúdo faz sentido em sua vida, que parte de suas vivências e não de uma situação alheia a sua realidade. (p. 33).[...]pt_BR
Aparece nas coleções:DTPE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_mjcsantos.pdf152,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.