Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38921
Type: Artigo de Evento
Title: O conceito de frações: construção complexa para alunos de pedagogia
Authors: Santos, Maria José Costa dos
Souza, Antonio Marcos de
Keywords: Matemática;Ensino aprendizagem;Caráter epistemológico
Issue Date: 2014
Citation: SANTOS, Maria José Costa dos; SOUZA, Antonio Marcos de. O conceito de frações: construção complexa para alunos de pedagogia. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: Em pleno século XXI, a Matemática apresenta muitos obstáculos, tanto de caráter didático quanto de caráter epistemológico. De teor didático, porque nem sempre o professor se apropria de métodos e técnicas mais adequados para estimular a aprendizagem. De feição epistemológica pela necessária intervenção do estímulo às ideias matemáticas e dos conhecimentos a serem apreendidos. Nesse contexto, esses obstáculos refletem diretamente na aprendizagem e no ensino dos conceitos matemáticos, cuja concepção tem sua confirmação na práxis das salas de aula e que precisam ser mais bem compreendidos para serem mais bem trabalhados. Diante dessa problemática, entendemos que apesar do conteúdo de fração ser fascinante, é bem mais complexo que o entendimento do número inteiro. Dessa forma, o professor tem o dever de tornar essa aprendizagem acessível a todos os alunos, ensinando esse conteúdo de forma significativa. Segundo Santos (2007) o aluno precisa sentir-se inserido nos processos de ensino e de aprendizagem, para sentir que o conteúdo faz sentido em sua vida, que parte de suas vivências e não de uma situação alheia a sua realidade. (p. 33).[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38921
ISSN: 2316-1086
Appears in Collections:DTPE - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_eve_mjcsantos.pdf152,15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.