Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38597
Tipo: Artigo de Evento
Título: Blog: ferramenta de mediação da aprendizagem na educação superior presencial
Autor(es): Miranda, Naiola Paiva de
Silva, Lucas Melgaço da
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Palavras-chave: Blogs;Mediação dos Meios de Comunicação;Relação Comunicação-Educação;Curso Presencial;Educação Superior;Tecnologia Educacional
Data do documento: 2012
Citação: MIRANDA, Naiola Paiva de; SILVA, Lucas Melgaço da; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Blog: ferramenta de mediação da aprendizagem na educação superior presencial. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO, 1., 07 a 09 nov. 2012, Natal (RN). Anais... Natal (RN), 2012.
Resumo: O presente estudo versa sobre o Blog: Ferramenta de mediação da aprendizagem na educação superior presencial, objetiva conhecer a utilização do Blog na mediação da aprendizagem. Especificamente identificar as suas funções. Discutir o seu uso como ferramenta de mediação. Analisar as atividades de aprendizagem mediadas através do seu uso. A pesquisa de ordem participante com abordagem qualitativa foi realizada no curso de graduação presencial Licenciatura Plena em Física da Universidade Federal do Ceará, com a coleta de informações através da observação no próprio Blog criado sob o endereço http://fisica-sociedade.blogspot.com.br/ e através de um instrumento de avaliação. O trabalho permitiu conhecer a grande importância no uso do blog como ferramenta na mediação da aprendizagem na educação superior presencial. Essa experiência do uso do blog concedeu aos licenciandos em Física uma nova visão sobre a aprendizagem sobre a leitura e escrita acadêmica nos diversos gêneros de textos que são corriqueiros na submissão de trabalhos nos eventos científicos, assim como experimentaram a interação humano-computador na educação presencial em atividades on line. Para a docência, o uso do blog proporcionou a ver a necessidade de adotar metodologias e estratégias didáticas adequadas e que produzam aprendizagem ao aluno Observou-se que o domínio de conteúdo das temáticas é imprescindível, e que o acompanhamento e a orientação ao aluno são fatores integrantes da mediação na transformação da informação, na formação do aluno e na construção do conhecimento dos atores envolvidos na interação humano no computador.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38597
ISBN: 978-85-7273-952-8
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_npmiranda.pdf232,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.