Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38597
Type: Artigo de Evento
Title: Blog: ferramenta de mediação da aprendizagem na educação superior presencial
Authors: Miranda, Naiola Paiva de
Silva, Lucas Melgaço da
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Keywords: Blogs;Mediação dos Meios de Comunicação;Relação Comunicação-Educação;Curso Presencial;Educação Superior;Tecnologia Educacional
Issue Date: 2012
Citation: MIRANDA, Naiola Paiva de; SILVA, Lucas Melgaço da; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Blog: ferramenta de mediação da aprendizagem na educação superior presencial. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO, 1., 07 a 09 nov. 2012, Natal (RN). Anais... Natal (RN), 2012.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente estudo versa sobre o Blog: Ferramenta de mediação da aprendizagem na educação superior presencial, objetiva conhecer a utilização do Blog na mediação da aprendizagem. Especificamente identificar as suas funções. Discutir o seu uso como ferramenta de mediação. Analisar as atividades de aprendizagem mediadas através do seu uso. A pesquisa de ordem participante com abordagem qualitativa foi realizada no curso de graduação presencial Licenciatura Plena em Física da Universidade Federal do Ceará, com a coleta de informações através da observação no próprio Blog criado sob o endereço http://fisica-sociedade.blogspot.com.br/ e através de um instrumento de avaliação. O trabalho permitiu conhecer a grande importância no uso do blog como ferramenta na mediação da aprendizagem na educação superior presencial. Essa experiência do uso do blog concedeu aos licenciandos em Física uma nova visão sobre a aprendizagem sobre a leitura e escrita acadêmica nos diversos gêneros de textos que são corriqueiros na submissão de trabalhos nos eventos científicos, assim como experimentaram a interação humano-computador na educação presencial em atividades on line. Para a docência, o uso do blog proporcionou a ver a necessidade de adotar metodologias e estratégias didáticas adequadas e que produzam aprendizagem ao aluno Observou-se que o domínio de conteúdo das temáticas é imprescindível, e que o acompanhamento e a orientação ao aluno são fatores integrantes da mediação na transformação da informação, na formação do aluno e na construção do conhecimento dos atores envolvidos na interação humano no computador.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38597
ISBN: 978-85-7273-952-8
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_eve_npmiranda.pdf232,19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.