Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38360
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Modelo teórico/didático do gênero artigo de opinião: ferramentas para análise do gênero |
Autor : | Catellani, Rithielle Aparecida Barros, Eliana Merlin Deganutti de |
Palabras clave : | Modelo teórico;Modelo didático;Artigo de opinião |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | Revista Entrepalavras |
Citación : | CASTELLANI, Rithielle Aparecida; BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. Modelo teórico/didático do gênero artigo de opinião: ferramentas para análise do gênero. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 8, v. 8, n. 2, p. 196-214, maio/ago. 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo é resultado de pesquisas realizadas no projeto “Gêneros da mídia jornalística como objeto de transposição didática externa”, o qual está inserido no grupo de pesquisa DIALE (CNPq/UENP). Em sua fundamentação teórica, o projeto pauta-se nos estudos dos Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2003), especialmente os voltados para a transposição didática de gêneros textuais. A pesquisa teve como principal objetivo analisar o processo de modelização do gênero artigo de opinião a partir da produção de um modelo teórico/ didático e de uma Sequência Didática de gênero (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004). Para este artigo, o foco é apresentar o modelo teórico e o modelo didático do gênero, os quais serviram de base no momento da produção da SDG. |
Abstract: | This paper is the result of researches done in the project “Genres of the journalistic media with the external didactic transposition objective”, which is inserted in the research group DIALE (CNPq/UENP). In its theoretical base the project is based on the Interactionism Sociodiscursive studies (ISD), especially the ones facing the didactic transposition of textual genres. The research had as its main objective analyze the process of modeling the genre opinion article from the production of a theoretical didactic model and from a genre didactic sequence (SDG). For this article, the focus is to present the theoretical model and the genre didactic model, which served as base at the moment of the SDG production. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38360 |
ISSN : | 2237-6321 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_racastellaniemdbarros.pdf | 866,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.