Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38360
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCatellani, Rithielle Aparecida-
dc.contributor.authorBarros, Eliana Merlin Deganutti de-
dc.date.accessioned2018-12-24T16:15:24Z-
dc.date.available2018-12-24T16:15:24Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCASTELLANI, Rithielle Aparecida; BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. Modelo teórico/didático do gênero artigo de opinião: ferramentas para análise do gênero. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 8, v. 8, n. 2, p. 196-214, maio/ago. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38360-
dc.description.abstractThis paper is the result of researches done in the project “Genres of the journalistic media with the external didactic transposition objective”, which is inserted in the research group DIALE (CNPq/UENP). In its theoretical base the project is based on the Interactionism Sociodiscursive studies (ISD), especially the ones facing the didactic transposition of textual genres. The research had as its main objective analyze the process of modeling the genre opinion article from the production of a theoretical didactic model and from a genre didactic sequence (SDG). For this article, the focus is to present the theoretical model and the genre didactic model, which served as base at the moment of the SDG production.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelo teóricopt_BR
dc.subjectModelo didáticopt_BR
dc.subjectArtigo de opiniãopt_BR
dc.titleModelo teórico/didático do gênero artigo de opinião: ferramentas para análise do gêneropt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo é resultado de pesquisas realizadas no projeto “Gêneros da mídia jornalística como objeto de transposição didática externa”, o qual está inserido no grupo de pesquisa DIALE (CNPq/UENP). Em sua fundamentação teórica, o projeto pauta-se nos estudos dos Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2003), especialmente os voltados para a transposição didática de gêneros textuais. A pesquisa teve como principal objetivo analisar o processo de modelização do gênero artigo de opinião a partir da produção de um modelo teórico/ didático e de uma Sequência Didática de gênero (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004). Para este artigo, o foco é apresentar o modelo teórico e o modelo didático do gênero, os quais serviram de base no momento da produção da SDG.pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_racastellaniemdbarros.pdf866,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.