Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38360
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Modelo teórico/didático do gênero artigo de opinião: ferramentas para análise do gênero |
Authors: | Catellani, Rithielle Aparecida Barros, Eliana Merlin Deganutti de |
Keywords: | Modelo teórico;Modelo didático;Artigo de opinião |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Revista Entrepalavras |
Citation: | CASTELLANI, Rithielle Aparecida; BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. Modelo teórico/didático do gênero artigo de opinião: ferramentas para análise do gênero. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 8, v. 8, n. 2, p. 196-214, maio/ago. 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este artigo é resultado de pesquisas realizadas no projeto “Gêneros da mídia jornalística como objeto de transposição didática externa”, o qual está inserido no grupo de pesquisa DIALE (CNPq/UENP). Em sua fundamentação teórica, o projeto pauta-se nos estudos dos Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2003), especialmente os voltados para a transposição didática de gêneros textuais. A pesquisa teve como principal objetivo analisar o processo de modelização do gênero artigo de opinião a partir da produção de um modelo teórico/ didático e de uma Sequência Didática de gênero (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004). Para este artigo, o foco é apresentar o modelo teórico e o modelo didático do gênero, os quais serviram de base no momento da produção da SDG. |
Abstract: | This paper is the result of researches done in the project “Genres of the journalistic media with the external didactic transposition objective”, which is inserted in the research group DIALE (CNPq/UENP). In its theoretical base the project is based on the Interactionism Sociodiscursive studies (ISD), especially the ones facing the didactic transposition of textual genres. The research had as its main objective analyze the process of modeling the genre opinion article from the production of a theoretical didactic model and from a genre didactic sequence (SDG). For this article, the focus is to present the theoretical model and the genre didactic model, which served as base at the moment of the SDG production. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38360 |
ISSN: | 2237-6321 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_art_racastellaniemdbarros.pdf | 866,24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.