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Type: Capítulo de Livro
Title: Crítica à educação e memorização da linguagem jurídica: por uma humanização nos cursos de direito
Authors: Reginaldo, Sídney Guerra
Andrade, Francisco Ari de
Keywords: Linguagem jurídica;Terminologia jurídica;Aprendizagem por memorização;Lógica jurídica;Produção do conhecimento;Análise crítica do discurso
Issue Date: 2018
Citation: REGINALDO, Sídney Guerra; ANDRADE, Francisco Ari de. Crítica à educação e memorização da linguagem jurídica: por uma humanização nos cursos de direito. In: VASCONCELOS, José Gerardo; XAVIER, Antônio Roberto (Orgs). Pesquisas Pós-doutorais em história e memória da educação. Fortaleza: Imprece, 2018. p. 49-62.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo parte de uma análise crítica do uso de metodologia de memorização de conteúdo em sala de aula nos cursos de Direito produzindo a linguagem do ordenamento jurídico do Estado sem uma discussão dialética humanizada do cotidiano social. Por meio de metodologias ativas inovadoras, seria possível a produção do conhecimento crítico do educando, dando um novo sentido à sala de aula, produzindo uma forma descritiva da realidade, e não apenas explicativa, tal como ainda ocorre em alguns cursos de Direito que seguem o método histórico e falido da memorização de conteúdo, voltada para a linguagem oficial e pouco reflexiva. Os avanços tecnológicos e científicos vêm atingindo, de forma acelerada, a economia, a política e a educação. Esse processo, cumulado pelas disputas frenéticas por uma colocação no mercado, tem gerado um processo silencioso que vem prejudicando a educação, gerando uma crise no ensino e na forma de ensinar e obrigando os educadores a reverem sua postura em sala de aula, de sorte a descobrirem e utilizarem novos processos de aprendizagem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38338
ISBN: 978-85-8126-170-6
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