Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38338
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Reginaldo, Sídney Guerra | - |
dc.contributor.author | Andrade, Francisco Ari de | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-24T11:21:06Z | - |
dc.date.available | 2018-12-24T11:21:06Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | REGINALDO, Sídney Guerra; ANDRADE, Francisco Ari de. Crítica à educação e memorização da linguagem jurídica: por uma humanização nos cursos de direito. In: VASCONCELOS, José Gerardo; XAVIER, Antônio Roberto (Orgs). Pesquisas Pós-doutorais em história e memória da educação. Fortaleza: Imprece, 2018. p. 49-62. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8126-170-6 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38338 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Linguagem jurídica | pt_BR |
dc.subject | Terminologia jurídica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem por memorização | pt_BR |
dc.subject | Lógica jurídica | pt_BR |
dc.subject | Produção do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Análise crítica do discurso | pt_BR |
dc.title | Crítica à educação e memorização da linguagem jurídica: por uma humanização nos cursos de direito | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo parte de uma análise crítica do uso de metodologia de memorização de conteúdo em sala de aula nos cursos de Direito produzindo a linguagem do ordenamento jurídico do Estado sem uma discussão dialética humanizada do cotidiano social. Por meio de metodologias ativas inovadoras, seria possível a produção do conhecimento crítico do educando, dando um novo sentido à sala de aula, produzindo uma forma descritiva da realidade, e não apenas explicativa, tal como ainda ocorre em alguns cursos de Direito que seguem o método histórico e falido da memorização de conteúdo, voltada para a linguagem oficial e pouco reflexiva. Os avanços tecnológicos e científicos vêm atingindo, de forma acelerada, a economia, a política e a educação. Esse processo, cumulado pelas disputas frenéticas por uma colocação no mercado, tem gerado um processo silencioso que vem prejudicando a educação, gerando uma crise no ensino e na forma de ensinar e obrigando os educadores a reverem sua postura em sala de aula, de sorte a descobrirem e utilizarem novos processos de aprendizagem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_capliv_sgreginaldo.pdf | 87,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.