Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38338
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReginaldo, Sídney Guerra-
dc.contributor.authorAndrade, Francisco Ari de-
dc.date.accessioned2018-12-24T11:21:06Z-
dc.date.available2018-12-24T11:21:06Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationREGINALDO, Sídney Guerra; ANDRADE, Francisco Ari de. Crítica à educação e memorização da linguagem jurídica: por uma humanização nos cursos de direito. In: VASCONCELOS, José Gerardo; XAVIER, Antônio Roberto (Orgs). Pesquisas Pós-doutorais em história e memória da educação. Fortaleza: Imprece, 2018. p. 49-62.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8126-170-6-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38338-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLinguagem jurídicapt_BR
dc.subjectTerminologia jurídicapt_BR
dc.subjectAprendizagem por memorizaçãopt_BR
dc.subjectLógica jurídicapt_BR
dc.subjectProdução do conhecimentopt_BR
dc.subjectAnálise crítica do discursopt_BR
dc.titleCrítica à educação e memorização da linguagem jurídica: por uma humanização nos cursos de direitopt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo parte de uma análise crítica do uso de metodologia de memorização de conteúdo em sala de aula nos cursos de Direito produzindo a linguagem do ordenamento jurídico do Estado sem uma discussão dialética humanizada do cotidiano social. Por meio de metodologias ativas inovadoras, seria possível a produção do conhecimento crítico do educando, dando um novo sentido à sala de aula, produzindo uma forma descritiva da realidade, e não apenas explicativa, tal como ainda ocorre em alguns cursos de Direito que seguem o método histórico e falido da memorização de conteúdo, voltada para a linguagem oficial e pouco reflexiva. Os avanços tecnológicos e científicos vêm atingindo, de forma acelerada, a economia, a política e a educação. Esse processo, cumulado pelas disputas frenéticas por uma colocação no mercado, tem gerado um processo silencioso que vem prejudicando a educação, gerando uma crise no ensino e na forma de ensinar e obrigando os educadores a reverem sua postura em sala de aula, de sorte a descobrirem e utilizarem novos processos de aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_sgreginaldo.pdf87,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.