Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38300
Tipo: TCC
Título : Alfabetização na pedagogia Waldorf
Autor : Farias, Telma Maria de
Tutor: Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Palabras clave : Personalidade da criança;Equilibrio
Fecha de publicación : 2003
Citación : FARIAS, Telma Maria de. Alfabetização na pedagogia Waldorf. 2003. 64f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003.
Resumen en portugués brasileño: O presente estudo é sobre a pedagogia Waldorf que apresenta elementos diferentes das demais pedagogias principalmente quanto ao aspecto metodológico. Seu objetivo é desenvolver a personalidade da criança de forma equilibrada fazendo florescer a clareza do raciocínio, o equilíbrio emocional e a iniciativa de ação. Dentro do tema será abordado o desenvolvimento do seu método de alfabetização. A pedagogia Waldorf foi introduzida por Rudolf Steiner em 1919, em Stuttgart, Alemanha. Inicialmente através de uma escola para filhos dos operários da fábrica de cigarros Waldorf - Astória (daí o nome), e hoje, está difundida através de suas 700 escolas em vários países, inclusive no Brasil. Aqui no Ceará, existe uma unidade na Rua Joaquim Nabuco,701, Aldeota - Fortaleza. A escola Steiner ou Waldorf tem três divisões naturais: o jardim de infância que abrange criança de 2 a 6 anos; a escola primária (ensino fundamental I e II) para criança de 6 a 14 anos; a escola secundária (ensino médio) de 14 a 18 anos.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38300
Aparece en las colecciones: EAPEAA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2003_tcc_tmfarias.pdf782,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.