Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38220
Tipo: TCC
Título : A avaliação no contexto escolar
Autor : Braga, Maria Neci Farias
Tutor: Marques, Cláudio de Albuquerque
Palabras clave : Educação Infantil;Processo ensino-aprendizagem
Fecha de publicación : 2006
Citación : BRAGA, Maria Neci Farias. A avaliação no contexto escolar. 2006. 46.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2006.
Resumen en portugués brasileño: Esse trabalho surgiu de uma dúvida comum aos professores e educadores de modo em geral: Qual o papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem? Para respondê-la realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a evolução histórica da avaliação, suas funções e modalidades, sua importância e os indicadores que a norteiam, bem como a função do erro no processo de ensino-aprendizagem e as propostas de avaliação que regulam os modelos de avaliações. O estudo teve como objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem com a finalidade de entender o ato avaliativo na prática pedagógica. Considera-se a avaliação dos resultados do ensino-aprendizagem de grande relevância porque contribui para melhorar não só o processo de ensino-aprendizagem, mas também para melhorar as tomadas de decisões por parte dos administradores escolares. Para a realização deste trabalho utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica. Buscou-se uma fundamentação teórica a fim de que se pudesse identificar a prática avaliativa no contexto escolar. A análise contribuiu para entender que a avaliação atua a serviço da expressão do conhecimento e da aprendizagem melhorando práticas docentes e servindo de instrumento para aprendizagens significativas. Verificou-se que no âmbito da atividade escolar a avaliação é uma atividade necessária, tanto para o professor como para o aluno, a fim de que ambos possam avaliar seu desempenho e que esta análise contribua de forma positiva para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38220
Aparece en las colecciones: EAPEAA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2006_tcc_mnfbraga.pdf223,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.