Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38220
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarques, Cláudio de Albuquerque-
dc.contributor.authorBraga, Maria Neci Farias-
dc.date.accessioned2018-12-19T18:37:48Z-
dc.date.available2018-12-19T18:37:48Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationBRAGA, Maria Neci Farias. A avaliação no contexto escolar. 2006. 46.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38220-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleA avaliação no contexto escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsse trabalho surgiu de uma dúvida comum aos professores e educadores de modo em geral: Qual o papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem? Para respondê-la realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a evolução histórica da avaliação, suas funções e modalidades, sua importância e os indicadores que a norteiam, bem como a função do erro no processo de ensino-aprendizagem e as propostas de avaliação que regulam os modelos de avaliações. O estudo teve como objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem com a finalidade de entender o ato avaliativo na prática pedagógica. Considera-se a avaliação dos resultados do ensino-aprendizagem de grande relevância porque contribui para melhorar não só o processo de ensino-aprendizagem, mas também para melhorar as tomadas de decisões por parte dos administradores escolares. Para a realização deste trabalho utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica. Buscou-se uma fundamentação teórica a fim de que se pudesse identificar a prática avaliativa no contexto escolar. A análise contribuiu para entender que a avaliação atua a serviço da expressão do conhecimento e da aprendizagem melhorando práticas docentes e servindo de instrumento para aprendizagens significativas. Verificou-se que no âmbito da atividade escolar a avaliação é uma atividade necessária, tanto para o professor como para o aluno, a fim de que ambos possam avaliar seu desempenho e que esta análise contribua de forma positiva para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:EAPEAA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_tcc_mnfbraga.pdf223,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.