Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38220
Type: | TCC |
Title: | A avaliação no contexto escolar |
Authors: | Braga, Maria Neci Farias |
Advisor: | Marques, Cláudio de Albuquerque |
Keywords: | Educação Infantil;Processo ensino-aprendizagem |
Issue Date: | 2006 |
Citation: | BRAGA, Maria Neci Farias. A avaliação no contexto escolar. 2006. 46.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2006. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esse trabalho surgiu de uma dúvida comum aos professores e educadores de modo em geral: Qual o papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem? Para respondê-la realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a evolução histórica da avaliação, suas funções e modalidades, sua importância e os indicadores que a norteiam, bem como a função do erro no processo de ensino-aprendizagem e as propostas de avaliação que regulam os modelos de avaliações. O estudo teve como objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem com a finalidade de entender o ato avaliativo na prática pedagógica. Considera-se a avaliação dos resultados do ensino-aprendizagem de grande relevância porque contribui para melhorar não só o processo de ensino-aprendizagem, mas também para melhorar as tomadas de decisões por parte dos administradores escolares. Para a realização deste trabalho utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica. Buscou-se uma fundamentação teórica a fim de que se pudesse identificar a prática avaliativa no contexto escolar. A análise contribuiu para entender que a avaliação atua a serviço da expressão do conhecimento e da aprendizagem melhorando práticas docentes e servindo de instrumento para aprendizagens significativas. Verificou-se que no âmbito da atividade escolar a avaliação é uma atividade necessária, tanto para o professor como para o aluno, a fim de que ambos possam avaliar seu desempenho e que esta análise contribua de forma positiva para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38220 |
Appears in Collections: | EAPEAA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2006_tcc_mnfbraga.pdf | 223,68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.