Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38148
Type: | TCC |
Title: | Afetividade no processo de ensino - aprendizagem |
Authors: | Meireles, Francisca Verônica Barbosa |
Advisor: | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
Keywords: | Relação afetiva;Processo ensino-aprendizagem |
Issue Date: | 2006 |
Citation: | MEIRELES, Francisca Verônica Barbosa. Afetividade no processo de ensino – aprendizagem. 2006. 42.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2006. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho monográfico analisa a percepção da relação afetiva existente entre aluno e professor dentro do contexto da sala de aula. Um conhecimento que pouco tempo não era considerado importante para a aprendizagem, mas que na realidade tem se mostrado como a chave que propicia uma integração efetiva e participativa de todos. Como professor percebe-se que ao dar uma atenção ao aluno, como, ser atuante da aprendizagem e não como mero receptor de conteúdos possibilita-se sua aproximação do professor e abre-se espaço para construção da confiança que promove troca de conhecimento com este e com toda a sala de aula. Assim, cada um contribui para a aprendizagem do outro como ser pensante e leva consigo diversas relações afetivas que amadurecem na interação com os demais. A presente análise tem como objetivo despertar para importância das vivências existentes dentro do âmbito da sala de aula. Estas, de acordo com diversos autores, quando são valorizadas e utilizadas no processo ensino-aprendizagem oportunizam o prazer e o interesse em aprender, como também a participação da construção do saber. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38148 |
Appears in Collections: | EAPEAA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2008_tcc_fvbmeireles.pdf | 251,04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.