Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37675
Tipo: Artigo de Evento
Título: O diálogo entre o SPAECE e SAEB sobre a educação básica cearense
Autor(es): Lima, Alessio Costa
Melo, Maria Noraelena Rabelo
Palavras-chave: Avaliação;Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica;Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará;Educação Básica no Ceará
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: III Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citação: Lima, A. C.; Melo, M. N. R. (2006)
Resumo: A avaliação, embora não se caracterize como um tema novo, encontra-se atualmente no cerne do debate das agendas internacionais. Cada vez mais governos se defrontam com o desafio de avaliar políticas e programas e sociais. Como aponta Carvalho (1999:88), Sociedade e cidadãos de modo geral estão reivindicando uma relação de transparência e de participação nas decisões em torno de alternativas políticas e programáticas. Reivindicam conhecer e acompanhar a insuprimível equação entre gastos públicos e o custo-efetividade das políticas e programas destinados a produzir maior eqüidade social. Para a autora, a complexidade que a questão social assume no mundo contemporâneo, faz da avaliação um imperativo ético a ser realizado de forma sistemática e contínua, constituindo-se um instrumento estratégico na socialização de informações que possibilitem “o exercício do controle social”. [...]
Descrição: LIMA, Alessio Costa; MELO, Maria Noraelena Rabelo. O diálogo entre o SPAECE e SAEB sobre a educação básica cearense. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 341-356.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37675
ISBN: 85 7485 098 5
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_eve_aclimamnrmelo.pdf192,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.