Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37675
Type: | Artigo de Evento |
Title: | O diálogo entre o SPAECE e SAEB sobre a educação básica cearense |
Authors: | Lima, Alessio Costa Melo, Maria Noraelena Rabelo |
Keywords: | Avaliação;Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica;Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará;Educação Básica no Ceará |
Issue Date: | 2006 |
Publisher: | III Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
Citation: | Lima, A. C.; Melo, M. N. R. (2006) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A avaliação, embora não se caracterize como um tema novo, encontra-se atualmente no cerne do debate das agendas internacionais. Cada vez mais governos se defrontam com o desafio de avaliar políticas e programas e sociais. Como aponta Carvalho (1999:88), Sociedade e cidadãos de modo geral estão reivindicando uma relação de transparência e de participação nas decisões em torno de alternativas políticas e programáticas. Reivindicam conhecer e acompanhar a insuprimível equação entre gastos públicos e o custo-efetividade das políticas e programas destinados a produzir maior eqüidade social. Para a autora, a complexidade que a questão social assume no mundo contemporâneo, faz da avaliação um imperativo ético a ser realizado de forma sistemática e contínua, constituindo-se um instrumento estratégico na socialização de informações que possibilitem “o exercício do controle social”. [...] |
Description: | LIMA, Alessio Costa; MELO, Maria Noraelena Rabelo. O diálogo entre o SPAECE e SAEB sobre a educação básica cearense. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 341-356. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37675 |
ISBN: | 85 7485 098 5 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2006_eve_aclimamnrmelo.pdf | 192,73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.