Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37632
Type: | TCC |
Title: | Escola pública brasileira: uma escola para todos? |
Authors: | Ponte, Laressa Rosendo da |
Keywords: | Necessidades educativas;Educação Especial |
Issue Date: | 2003 |
Citation: | Ponte, L. R.; |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho insere-se na perspectiva defensora da inserção dos portadores de necessidades educativas especiais na escola regular. Sabe-se que 10% da população mundial sofre de algum tipo de deficiência, o que justifica a tomada de providências urgentes no âmbito da prevenção, do atendimento educacional, da profissionalização e da inserção dessas pessoas no mercado de trabalho (EDLER CARVALHO, 1997). Todavia, a integração escolar não ocorre de fato: apenas uma pequena parcela dos portadores de deficiência encontra-se inserida em classes comuns (dos 400 mil, apenas cerca de 18%) (MENDES, 2001). Na verdade, o debate sobre a educação inclusiva tem provocado polêmicas no Brasil, principalmente quando se trata da Educação Especial: muitas têm sido as vertentes sobre como se deve educar crianças e jovens com necessidades educativas especiais.[...] |
Description: | PONTE. Laressa Rosendo da. Escola pública brasileira: uma escola para todos? . 2003. 30f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37632 |
Appears in Collections: | EICESREUFC - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2003_tcc_lrponte.pdf | 317,94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.