Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37632
Tipo: | TCC |
Título: | Escola pública brasileira: uma escola para todos? |
Autor(es): | Ponte, Laressa Rosendo da |
Palavras-chave: | Necessidades educativas;Educação Especial |
Data do documento: | 2003 |
Citação: | Ponte, L. R.; |
Resumo: | Este trabalho insere-se na perspectiva defensora da inserção dos portadores de necessidades educativas especiais na escola regular. Sabe-se que 10% da população mundial sofre de algum tipo de deficiência, o que justifica a tomada de providências urgentes no âmbito da prevenção, do atendimento educacional, da profissionalização e da inserção dessas pessoas no mercado de trabalho (EDLER CARVALHO, 1997). Todavia, a integração escolar não ocorre de fato: apenas uma pequena parcela dos portadores de deficiência encontra-se inserida em classes comuns (dos 400 mil, apenas cerca de 18%) (MENDES, 2001). Na verdade, o debate sobre a educação inclusiva tem provocado polêmicas no Brasil, principalmente quando se trata da Educação Especial: muitas têm sido as vertentes sobre como se deve educar crianças e jovens com necessidades educativas especiais.[...] |
Descrição: | PONTE. Laressa Rosendo da. Escola pública brasileira: uma escola para todos? . 2003. 30f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37632 |
Aparece nas coleções: | EICESREUFC - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2003_tcc_lrponte.pdf | 317,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.