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Tipo: Artigo de Evento
Título: Elementos críticos para avaliação do comportamento de estudantes na educação básica
Autor(es): Pascual, Jesus Garcia
Palavras-chave: Avaliação do comportamento de estudantes;Elemenos críticos;Educação;Sujeitos isolados
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: III Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citação: Pascual, J. G. (2006)
Resumo: Conhecer a causalidade multifacética do comportamanto de estudantes na escola torna-se de fundamental importância para profissionais que pensam a Educação, quer sob a óptica da aprendizagem (MACHADO E PROENÇA, 1997; TANAMACHI, PROENÇA E ROCHA, 2000); quer da óptica da conduta (AQUINO, 1996; GUIMARÃES, 2003). As nervuras da malha capilar que explicam o comportamento dos aprendizes apresentam-se, por vezes, fragmentadas, incidindo apenas na sala de aula. Há necessidade de mudança portanto na educação, pois “a instiuição escolar se caracteriza como uma unidade funcional de planejamento, implementação e avaliação” (MELCHIOR, 2004, p.15). Nesse sentido, refletimos no que tange à avaliação do comportamento de estudantes como parte integrada e integrante do processo educacional (planejamento, ação docente e avaliação) suturando fraturas nas interfaces de aspectos individuais (alunos em si) e aspectos institucionais educativos (escola). [...]
Descrição: PASCUAL, Jesus Garcia. Elementos críticos para avaliação do comportamento de estudantes na educação básica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 31-48.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37505
ISBN: 85 7485 098 5
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