Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37505
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Elementos críticos para avaliação do comportamento de estudantes na educação básica |
Authors: | Pascual, Jesus Garcia |
Keywords: | Avaliação do comportamento de estudantes;Elemenos críticos;Educação;Sujeitos isolados |
Issue Date: | 2006 |
Publisher: | III Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
Citation: | Pascual, J. G. (2006) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Conhecer a causalidade multifacética do comportamanto de estudantes na escola torna-se de fundamental importância para profissionais que pensam a Educação, quer sob a óptica da aprendizagem (MACHADO E PROENÇA, 1997; TANAMACHI, PROENÇA E ROCHA, 2000); quer da óptica da conduta (AQUINO, 1996; GUIMARÃES, 2003). As nervuras da malha capilar que explicam o comportamento dos aprendizes apresentam-se, por vezes, fragmentadas, incidindo apenas na sala de aula. Há necessidade de mudança portanto na educação, pois “a instiuição escolar se caracteriza como uma unidade funcional de planejamento, implementação e avaliação” (MELCHIOR, 2004, p.15). Nesse sentido, refletimos no que tange à avaliação do comportamento de estudantes como parte integrada e integrante do processo educacional (planejamento, ação docente e avaliação) suturando fraturas nas interfaces de aspectos individuais (alunos em si) e aspectos institucionais educativos (escola). [...] |
Description: | PASCUAL, Jesus Garcia. Elementos críticos para avaliação do comportamento de estudantes na educação básica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 31-48. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37505 |
ISBN: | 85 7485 098 5 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2006_eve_jgpascual.pdf | 130,74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.