Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37091
Tipo: TCC
Título : Análise das questões de educação física no exame nacional do ensino médio
Autor : Santos, André Cunha
Tutor: Sanches Neto, Luiz
Palabras clave : Educação Física Escolar;Ensino Médio;ENEM
Fecha de publicación : 2017
Citación : SANTOS, André Cunha. Análise das questões de educação física no exame nacional do ensino médio. 2017. 71 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumen en portugués brasileño: A Educação Física ainda é um componente curricular em busca de uma identidade e convive com frequentes mudanças, a inserção no ENEM está fazendo com que as escolas e professores passem por mais uma readequação, com o objetivo de preparar seus alunos para este exame que já se consolidou no cenário nacional. O presente estudo teve como intuito interpretar a temática abordada no ENEM em relação à Educação Física, nesta pesquisa usaremos como material as questões das provas do ENEM de 2009 a 2017 e realizaremos uma análise do conteúdo buscando assim conhecer as temáticas das questões de Educação Física presentes no ENEM. A pesquisa mostrou que o exame exige do aluno conhecimentos em diversos temas da área, mas com abordagens e contextualizações que nem sempre são vistos no ensino médio.
Abstract: The Physical Education is still a curricular component in search of an identity and coexists with frequent changes, the insertion in the ENEM is causing the schools and teachers to go through another readjustment, with the objective of preparing their students for this examination that already consolidated in the national scenario. The purpose of this study was to interpret the theme addressed in the ENEM in relation to Physical Education, in this research we will use as material the questions of the ENEM tests from 2009 to 2017 and we will carry out an analysis of the content in order to know the themes of Physical Education issues present in ENEM. Research has shown that the exam requires the student to be knowledgeable in various subjects in the area, but with approaches and contextualization’s that are not always seen in high school.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37091
Aparece en las colecciones: EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_tcc_acsantos.pdf3,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.