Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37081
Tipo: | TCC |
Título : | O perfil dos gestores das instituições de educação infantil do município de Sobral - CE |
Autor : | Carvalho, Heldeana Romão |
Tutor: | Cruz, Rosimeire Costa de Andrade |
Palabras clave : | Gestão escolar;Educação Infantil;Sobral |
Fecha de publicación : | 2012 |
Citación : | Carvalho, H. R.; Cruz, R. C. A. (2012) |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa trata sobre gestão escolar. Seu objetivo é investigar o perfil dos profissionais que trabalham na gestão das instituições que oferecem Educação Infantil no Município de Sobral. A investigação se apoiou nos pressupostos teóricos da gestão democrática, de acordo com Silva (1996), Freire (2006) e Resende (1995). A pesquisa é de natureza qualitativa e teve como sujeitos os gestores das Instituições que atendem a Educação Infantil no Município de Sobral e a equipe da secretaria da educação responsável pela primeira etapa da educação básica. Foram aplicados questionários com os gestores das unidades de Educação Infantil e com a coordenação da Educação Infantil da Secretaria de Educação. Os resultados encontrados revelam que a Educação Infantil do município ainda tem grandes desafios a enfrentar para oferecer um atendimento de qualidade; um desses desafios é atendimento nos anexos, pois a estrutura física, em geral, não atende as necessidades das crianças. O atendimento da pré-escola já está universalizado para as crianças de cinco anos de idade. Os gestores das instituições são pessoas jovens, com predominância de mulheres experientes e todos, antes de serem gestores, tiveram experiência como professor, com formação em nível de especialização na área de educação, mas sem formação específica em Educação Infantil, tão importante em razão das peculiaridades dessa etapa da educação básica. O ingresso dos gestores ocorre através de seleção que consta de três etapas: Prova escrita, um curso presencial e uma entrevista. A Secretaria de Educação tem um sistema de acompanhamento, das escolas, mas os diretores não reconhecem como formação específica. A partir da análise dos dados, concluiu-se que a Educação Infantil, mesmo com as desigualdades, é rica em possibilidades, e superar estas desigualdades requer uma compreensão melhor de tais possibilidades a partir de implantações de políticas que qualifiquem o atendimento às crianças de 0 a 5 anos. Palavras–chave: |
Descripción : | CARVALHO, Heldeana Romão.O perfil dos gestores das instituições de educação infantil do município de Sobral – CE. 2012. 54f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Sobral (Ce), 2012 |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37081 |
Aparece en las colecciones: | EEI - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_hrcarvalho.pdf | 286,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.