Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37078
Type: TCC
Title: O papel da literatura infantil na aprendizagem das crianças, na perspectiva de professores de educação infantil
Authors: Abreu, Janaína Sousa de
Advisor: Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
Keywords: Educação Infantil;Pré-escola;Literatura Infantil
Issue Date: 2012
Citation: Abreu, J. S.; Cruz, R. C. S. (2012)
Abstract in Brazilian Portuguese: A presente pesquisa trata da literatura infantil na primeira etapa da educação básica. Tem como objetivo analisar o trabalho desenvolvido pelos professores com a literatura infantil em turmas de pré-escola, em duas instituições no município de Graça, no estado do Ceará. Este trabalho se apoiou, principalmente, nos estudos de Coelho (2000) e Zilberman (1998), especialmente sobre a reflexão que fazem sobre a história da literatura infantil; e Rizzoli (2009), notadamente, nas suas contribuições sobre as histórias contadas na escola. A pesquisa é de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas com quatro professores de pré-escola de duas instituições públicas distintas. Os resultados encontrados indicam que os professores entrevistados possuem pouco conhecimento sobre a literatura infantil e de como ela deve ser trabalhada com as crianças de pré-escola. A partir das análises dos dados concluí-se que a literatura infantil ainda está sendo confundida com outras atividades lúdicas, como a brincadeira, realizadas com as crianças na rotina das instituições citadas na pesquisa.
Description: ABREU, Janaína Sousa de. O papel da literatura infantil na aprendizagem das crianças, na perspectiva de professores de educação infantil. 2012. 54f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Sobral (Ce), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37078
Appears in Collections:EEI - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_jsabreu.pdf421,4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.