Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37075
Tipo: TCC
Título : O desenho e a prática pedagógica: utilização do desenho na educação infantil
Autor : Silva, Maria das Dores Nascimento
Tutor: Silva, Camila Barreto
Palabras clave : Educação infantil;Desenho;Prática Pedagógica;Early Childhood Education;Design;Pedagogical Practice
Fecha de publicación : 2012
Citación : Silva. M. D. N.; Silva, C. B. (2012)
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa tem como foco o estudo do desenho, e partiu de algumas inquietações, tais como: De que forma o desenho é utilizado na aprendizagem das crianças? Como as atividades com desenho são utilizadas na prática pedagógica das professoras da educação infantil? Quais atividades com desenho as professoras utilizam como suporte para a aprendizagem? Qual a concepção das professoras acerca das atividades com desenho para a aprendizagem das crianças por meio do desenvolvimento dessas atividades? A partir desses questionamentos a pesquisa teve por objetivo investigar como o desenho é utilizado nas práticas pedagógicas de duas professoras de educação infantil, observando como e em quais situações didáticas as professoras utilizam as atividades com desenho dentro da rotina da sala da educação infantil. Participaram deste estudo duas professoras da educação infantil, mais especificamente do infantil V, de uma escola municipal de Graça. Para a realização optamos em realizar uma pesquisa do tipo qualitativa, elegendo como método a observação guiada por um roteiro. Cada observação durou cerca de 4 horas, por duas semanas, resultando em 20 horas de observação em cada sala, totalizando 40 horas de observação nas duas. Dentre os resultados podemos destacar que ambas as professoras realizam atividades com desenhos com uma frequência significante, mas foi evidenciado que estas atividades não foram realizadas de forma à proporcionar, por meio de experiências prazerosas, a expressão da criança, bem como o respeito aos seus desejos ou escolhas. PALAVRAS-CHAVE:
Abstract: This research focuses on the study of design and broke some concerns, such as: How is the design used in children's learning? As activities are used to design the teachers' pedagogic practice of early childhood education? Which design activities with the teachers use as a support for learning? What about the design of the teachers to design activities with children's learning through the development of these activities? From these questions the study aimed to investigate how the design is used in the pedagogical practices of two teachers of kindergarten, watching and teaching situations in which teachers use activities with drawing room into the routine of early childhood education. The study included two teachers of early childhood education, specifically the child V, a public school in order to achieve Grace chose to conduct a qualitative study, chosen as the observation method guided by a script. Each observation lasted approximately 4 hours, two weeks, resulting in 20 hours of observation in each room, totalizing 40 hours of observation both. Among the results we note that both teachers conduct activities with drawings with a significant frequency, but it was evident that these activities were not undertaken in order to provide, through pleasurable experiences, the expression of the child as well as respect for their wishes or choices. KEYWORDS: Early Childhood Education, Design, Pedagogical Practice.
Descripción : SILVA, Maria das Dores Nascimento. O desenho e a prática pedagógica: utilização do desenho na educação infantil. 2012. 67f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Sobral (Ce), 2012.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37075
Aparece en las colecciones: EEI - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_tcc_mdnsilva.pdf831,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.