Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36934
Tipo: | TCC |
Título : | Análise dos níveis de estresse ocupacional:um estudo sobre os motoristas de uma transportadora cearense |
Autor : | Rodrigues, Guilherme Braga dos Santos |
Tutor: | Carneiro, Juliana Vieira Corrêa |
Palabras clave : | EstresseOcupacional;Transportadora de Cargas;Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp;Acidentes de Trânsito;Motorista |
Fecha de publicación : | 2017 |
Citación : | RODRIGUES, Guilherme Braga dos Santos. Análise dos níveis de estresse ocupacional:um estudo sobre os motoristas de uma transportadora cearense. 2017. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisatemcomoobjetivoaavaliaçãodos níveisde estressee a descoberta dos principais fatores estressores dos motoristas de uma transportadorade cargas e encomendascearense. Foram definidos quatro objetivos específicos sendo estes:apresentação dos principais conceitos ligados ao estresse e a suas semelhanças ou diferenciações em relação aos princípios do estresse ocupacional; caracterização do ambiente e das rotinas de trabalho dos motoristas de cargas e encomendas; diagnosticar o nível de estresse, os fatores estressores e as técnicas de enfrentamento utilizadas pelos motoristas de cargas e encomendas; contextualizar os principais motivos causadores de acidentes de trânsito para que possa ser verificada uma possível correlação entre estes e o estresse.Através de uma pesquisa quantitativae a aplicação de um questionário, composto por três sessões,subdivididoda seguinteforma:Na primeiraparteforam levantados dados socioeconômicos e sócioprofissionais;na segunda foramrealizados questionamentos baseados na escala de Likert, com o intuito de avaliar os principais fatores estressores, as estratégias de enfrentamento do estresse, a satisfação e aimpressão relativa ao trabalho;finalizando com a aplicação do Inventário deSintomas de Stress de Lipp, para diagnóstico dos níveis de estresse na população estudada. Dentre os resultados obtidos,descobriu-se que dois motoristas têm estresse grau 1 e um motorista grau 2, tal comoo trânsitosendo indicado como um dos principais estressores.Dentre as principais conclusões obtidas pode se citar que foram identificados que 11,1% da população estudada é diagnosticada com estresse clínicoe que o estresse está ligado ao envolvimento dos motoristas em acidentes de trânsito. |
Abstract: | This research has the objective of evaluating the stress levels and the discovery of the main stressors of the drivers of a cargo carrier and orders from Ceará. Four specific objectives were defined: these are the main concepts related to stress and their similarities or differences in relation to the principles of occupational stress; characterization of the environment and the work routines of drivers of loads and orders; diagnose the level of stress, stressors and coping techniques used by drivers of loads and parcels; to contextualize the main causes of traffic accidents so that a possible correlation between them and stress can be verified. Through a quantitative research and the application of a questionnaire, composed of three sessions, subdivided as follows: In the first part were collected socioeconomic and socio-occupational data; in the second, questions were raised based on the Likert scale, with the purpose of evaluating the main stressors, stress coping strategies, satisfaction and the impression related to work; ending with the application of the Lipp Stress Symptom Inventory to diagnose stress levels in the study population. Among the results obtained, it was found that two drivers have grade 1 stress and a grade 2 driver, such as traffic beingindicated as one of the main stressors. Among the main conclusions obtained, it can be mentioned that 11.1% of the population studied was diagnosed with clinical stress and that stress is related to the involvement of drivers in traffic accidents. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36934 |
Aparece en las colecciones: | ADMINISTRAÇÃO - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_gbsrodrigues.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.