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dc.contributor.advisorCarneiro, Juliana Vieira Corrêa-
dc.contributor.authorRodrigues, Guilherme Braga dos Santos-
dc.date.accessioned2018-11-06T18:34:03Z-
dc.date.available2018-11-06T18:34:03Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Guilherme Braga dos Santos. Análise dos níveis de estresse ocupacional:um estudo sobre os motoristas de uma transportadora cearense. 2017. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36934-
dc.description.abstractThis research has the objective of evaluating the stress levels and the discovery of the main stressors of the drivers of a cargo carrier and orders from Ceará. Four specific objectives were defined: these are the main concepts related to stress and their similarities or differences in relation to the principles of occupational stress; characterization of the environment and the work routines of drivers of loads and orders; diagnose the level of stress, stressors and coping techniques used by drivers of loads and parcels; to contextualize the main causes of traffic accidents so that a possible correlation between them and stress can be verified. Through a quantitative research and the application of a questionnaire, composed of three sessions, subdivided as follows: In the first part were collected socioeconomic and socio-occupational data; in the second, questions were raised based on the Likert scale, with the purpose of evaluating the main stressors, stress coping strategies, satisfaction and the impression related to work; ending with the application of the Lipp Stress Symptom Inventory to diagnose stress levels in the study population. Among the results obtained, it was found that two drivers have grade 1 stress and a grade 2 driver, such as traffic beingindicated as one of the main stressors. Among the main conclusions obtained, it can be mentioned that 11.1% of the population studied was diagnosed with clinical stress and that stress is related to the involvement of drivers in traffic accidents.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstresseOcupacionalpt_BR
dc.subjectTransportadora de Cargaspt_BR
dc.subjectInventário de Sintomas de Estresse de Lipppt_BR
dc.subjectAcidentes de Trânsitopt_BR
dc.subjectMotoristapt_BR
dc.titleAnálise dos níveis de estresse ocupacional:um estudo sobre os motoristas de uma transportadora cearensept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisatemcomoobjetivoaavaliaçãodos níveisde estressee a descoberta dos principais fatores estressores dos motoristas de uma transportadorade cargas e encomendascearense. Foram definidos quatro objetivos específicos sendo estes:apresentação dos principais conceitos ligados ao estresse e a suas semelhanças ou diferenciações em relação aos princípios do estresse ocupacional; caracterização do ambiente e das rotinas de trabalho dos motoristas de cargas e encomendas; diagnosticar o nível de estresse, os fatores estressores e as técnicas de enfrentamento utilizadas pelos motoristas de cargas e encomendas; contextualizar os principais motivos causadores de acidentes de trânsito para que possa ser verificada uma possível correlação entre estes e o estresse.Através de uma pesquisa quantitativae a aplicação de um questionário, composto por três sessões,subdivididoda seguinteforma:Na primeiraparteforam levantados dados socioeconômicos e sócioprofissionais;na segunda foramrealizados questionamentos baseados na escala de Likert, com o intuito de avaliar os principais fatores estressores, as estratégias de enfrentamento do estresse, a satisfação e aimpressão relativa ao trabalho;finalizando com a aplicação do Inventário deSintomas de Stress de Lipp, para diagnóstico dos níveis de estresse na população estudada. Dentre os resultados obtidos,descobriu-se que dois motoristas têm estresse grau 1 e um motorista grau 2, tal comoo trânsitosendo indicado como um dos principais estressores.Dentre as principais conclusões obtidas pode se citar que foram identificados que 11,1% da população estudada é diagnosticada com estresse clínicoe que o estresse está ligado ao envolvimento dos motoristas em acidentes de trânsito.pt_BR
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