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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36934
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Carneiro, Juliana Vieira Corrêa | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Guilherme Braga dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-06T18:34:03Z | - |
dc.date.available | 2018-11-06T18:34:03Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Guilherme Braga dos Santos. Análise dos níveis de estresse ocupacional:um estudo sobre os motoristas de uma transportadora cearense. 2017. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36934 | - |
dc.description.abstract | This research has the objective of evaluating the stress levels and the discovery of the main stressors of the drivers of a cargo carrier and orders from Ceará. Four specific objectives were defined: these are the main concepts related to stress and their similarities or differences in relation to the principles of occupational stress; characterization of the environment and the work routines of drivers of loads and orders; diagnose the level of stress, stressors and coping techniques used by drivers of loads and parcels; to contextualize the main causes of traffic accidents so that a possible correlation between them and stress can be verified. Through a quantitative research and the application of a questionnaire, composed of three sessions, subdivided as follows: In the first part were collected socioeconomic and socio-occupational data; in the second, questions were raised based on the Likert scale, with the purpose of evaluating the main stressors, stress coping strategies, satisfaction and the impression related to work; ending with the application of the Lipp Stress Symptom Inventory to diagnose stress levels in the study population. Among the results obtained, it was found that two drivers have grade 1 stress and a grade 2 driver, such as traffic beingindicated as one of the main stressors. Among the main conclusions obtained, it can be mentioned that 11.1% of the population studied was diagnosed with clinical stress and that stress is related to the involvement of drivers in traffic accidents. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | EstresseOcupacional | pt_BR |
dc.subject | Transportadora de Cargas | pt_BR |
dc.subject | Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp | pt_BR |
dc.subject | Acidentes de Trânsito | pt_BR |
dc.subject | Motorista | pt_BR |
dc.title | Análise dos níveis de estresse ocupacional:um estudo sobre os motoristas de uma transportadora cearense | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisatemcomoobjetivoaavaliaçãodos níveisde estressee a descoberta dos principais fatores estressores dos motoristas de uma transportadorade cargas e encomendascearense. Foram definidos quatro objetivos específicos sendo estes:apresentação dos principais conceitos ligados ao estresse e a suas semelhanças ou diferenciações em relação aos princípios do estresse ocupacional; caracterização do ambiente e das rotinas de trabalho dos motoristas de cargas e encomendas; diagnosticar o nível de estresse, os fatores estressores e as técnicas de enfrentamento utilizadas pelos motoristas de cargas e encomendas; contextualizar os principais motivos causadores de acidentes de trânsito para que possa ser verificada uma possível correlação entre estes e o estresse.Através de uma pesquisa quantitativae a aplicação de um questionário, composto por três sessões,subdivididoda seguinteforma:Na primeiraparteforam levantados dados socioeconômicos e sócioprofissionais;na segunda foramrealizados questionamentos baseados na escala de Likert, com o intuito de avaliar os principais fatores estressores, as estratégias de enfrentamento do estresse, a satisfação e aimpressão relativa ao trabalho;finalizando com a aplicação do Inventário deSintomas de Stress de Lipp, para diagnóstico dos níveis de estresse na população estudada. Dentre os resultados obtidos,descobriu-se que dois motoristas têm estresse grau 1 e um motorista grau 2, tal comoo trânsitosendo indicado como um dos principais estressores.Dentre as principais conclusões obtidas pode se citar que foram identificados que 11,1% da população estudada é diagnosticada com estresse clínicoe que o estresse está ligado ao envolvimento dos motoristas em acidentes de trânsito. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ADMINISTRAÇÃO - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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