Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36855
Tipo: Artigo de Evento
Título : Projetando uma aplicação para apoiar o ensino de inglês a partir de uma experiência de uso
Autor : Silva, Thiago Hellen Oliveira
Ferreira, Micael Maia
Juliani, Jeferson da Silva
Oliveira Júnior, Gabriel Fonseca de
Mendes, Marília Soares
Palabras clave : Tecnologia;Projeto de software;Professores;Tecnology;Software project
Fecha de publicación : 2018
Editorial : Sociedade Brasileira de Computação
Citación : SILVA, Thiago Hellen Oliveira; FERREIRA, Micael Maia; JULIANI, Jeferson da Silva; OLIVEIRA JÚNIOR, Gabriel Fonseca de; MENDES, Marília Soares. Projetando uma aplicação para apoiar o ensino de inglês a partir de uma experiência de uso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 29., Fortaleza, 29 out./01 nov. 2018. Anais... FORTALEZA: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. p. 348-357.
Resumen en portugués brasileño: A tecnologia tem apoiado professores em diversas áreas. O projeto de softwares educativos envolve o conhecimento do contexto de uso em que ele será inserido. No entanto, nem sempre as técnicas de projeto de softwares focam no envolvimento de seus usuários-alvo. Este artigo apresenta o projeto de uma aplicação para apoiar professores no ensino de inglês. O projeto foi desenvolvido utilizando uma metodologia de design participativo que sugere a experiência de uso como forma de coleta e exploração de ideias para projetar um sistema. Um protótipo de alta fidelidade foi produzido e avaliado. Como resultados, apresenta-se o processo de construção do aplicativo desde as ideias iniciais até as percepções finais dos usuários, depois do aplicativo estar pronto.
Abstract: Technology has supported teachers in many areas. The design of educational software involves the knowledge of the context of use in which it will be inserted. However, software design techniques do not always focus on engaging their target users. This article presents the project of an application to support educators in English teaching. The project was developed using a participatory design methodology that suggests the use experience as a way of collecting and exploring ideas to design a system. A high-fidelity prototype was produced and evaluated. As results, the process of building the application from the initial ideas to the perceptions of users’ use.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36855
ISSN : 2316-6533
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_eve_thosilvammferreirajsjulianigfoileirajuniormsmendes.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.