Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36855
Type: Artigo de Evento
Title: Projetando uma aplicação para apoiar o ensino de inglês a partir de uma experiência de uso
Authors: Silva, Thiago Hellen Oliveira
Ferreira, Micael Maia
Juliani, Jeferson da Silva
Oliveira Júnior, Gabriel Fonseca de
Mendes, Marília Soares
Keywords: Tecnologia;Projeto de software;Professores;Tecnology;Software project
Issue Date: 2018
Publisher: Sociedade Brasileira de Computação
Citation: SILVA, Thiago Hellen Oliveira; FERREIRA, Micael Maia; JULIANI, Jeferson da Silva; OLIVEIRA JÚNIOR, Gabriel Fonseca de; MENDES, Marília Soares. Projetando uma aplicação para apoiar o ensino de inglês a partir de uma experiência de uso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 29., Fortaleza, 29 out./01 nov. 2018. Anais... FORTALEZA: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. p. 348-357.
Abstract in Brazilian Portuguese: A tecnologia tem apoiado professores em diversas áreas. O projeto de softwares educativos envolve o conhecimento do contexto de uso em que ele será inserido. No entanto, nem sempre as técnicas de projeto de softwares focam no envolvimento de seus usuários-alvo. Este artigo apresenta o projeto de uma aplicação para apoiar professores no ensino de inglês. O projeto foi desenvolvido utilizando uma metodologia de design participativo que sugere a experiência de uso como forma de coleta e exploração de ideias para projetar um sistema. Um protótipo de alta fidelidade foi produzido e avaliado. Como resultados, apresenta-se o processo de construção do aplicativo desde as ideias iniciais até as percepções finais dos usuários, depois do aplicativo estar pronto.
Abstract: Technology has supported teachers in many areas. The design of educational software involves the knowledge of the context of use in which it will be inserted. However, software design techniques do not always focus on engaging their target users. This article presents the project of an application to support educators in English teaching. The project was developed using a participatory design methodology that suggests the use experience as a way of collecting and exploring ideas to design a system. A high-fidelity prototype was produced and evaluated. As results, the process of building the application from the initial ideas to the perceptions of users’ use.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36855
ISSN: 2316-6533
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_thosilvammferreirajsjulianigfoileirajuniormsmendes.pdf1,64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.