Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34740
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | As práticas lúdicas no processo de desenvolvimento e inserção cultural da criança |
Autor : | Gomes, Maria Regiane Vidal Costa Simonetti Costa, Maria de Fátima Vasconcelos da |
Palabras clave : | Criança;Constgrução da personalidade;Brincadeira infantis |
Fecha de publicación : | 2017 |
Citación : | Gomes, M. R. V. C. S.; Costa, M. F. V. (2017) |
Resumen en portugués brasileño: | A criança não nasce e cresce sabendo brincar, o brincar é uma construção feita pela criança por meio de uma aprendizagem realizada no próprio ato de brincar. Nesse ponto de vista, a brincadeira não é inata, mas pressupõe uma aprendizagem, sendo que "esta aprendizagem é eminentemente interativa: antes de tudo o mais, as crianças aprendem com as outras, nos espaços de partilha comum" (SARMENTO, 2004, p. 14). Portanto, trata-se de um processo de apropriação cultural que permite que a criança compreenda e domine as diferentes manifestações da cultura lúdica e os aspectos metacomunicacionais que definem o status ficcional destas atividades. [...] |
Descripción : | GOMES, Maria Regiane Vidal Costa Simonetti; COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da. As práticas lúdicas no processo de desenvolvimento e inserção cultural da criança. In: COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; PEREIRA, Jaquelândia Aristides; SANTOS, Núbia Agustinha Carvalho; ASTIGARRA, Andrea Abreu; SILVA, Maria Saraiva da (orgs). Infância e relações etnorraciais em pesquisa. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2017. p. 97-112 |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34740 |
ISBN : | 978-85-420-1148-7 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_capliv_mrvcsgomesmfvcosta.pdf | 6,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.