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dc.contributor.authorGomes, Maria Regiane Vidal Costa Simonetti-
dc.contributor.authorCosta, Maria de Fátima Vasconcelos da-
dc.date.accessioned2018-08-13T12:02:24Z-
dc.date.available2018-08-13T12:02:24Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationGomes, M. R. V. C. S.; Costa, M. F. V. (2017)pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-420-1148-7-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34740-
dc.descriptionGOMES, Maria Regiane Vidal Costa Simonetti; COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da. As práticas lúdicas no processo de desenvolvimento e inserção cultural da criança. In: COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; PEREIRA, Jaquelândia Aristides; SANTOS, Núbia Agustinha Carvalho; ASTIGARRA, Andrea Abreu; SILVA, Maria Saraiva da (orgs). Infância e relações etnorraciais em pesquisa. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2017. p. 97-112pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectConstgrução da personalidadept_BR
dc.subjectBrincadeira infantispt_BR
dc.titleAs práticas lúdicas no processo de desenvolvimento e inserção cultural da criançapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA criança não nasce e cresce sabendo brincar, o brincar é uma construção feita pela criança por meio de uma aprendizagem realizada no próprio ato de brincar. Nesse ponto de vista, a brincadeira não é inata, mas pressupõe uma aprendizagem, sendo que "esta aprendizagem é eminentemente interativa: antes de tudo o mais, as crianças aprendem com as outras, nos espaços de partilha comum" (SARMENTO, 2004, p. 14). Portanto, trata-se de um processo de apropriação cultural que permite que a criança compreenda e domine as diferentes manifestações da cultura lúdica e os aspectos metacomunicacionais que definem o status ficcional destas atividades. [...]pt_BR
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