Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34740
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | As práticas lúdicas no processo de desenvolvimento e inserção cultural da criança |
Autor(es): | Gomes, Maria Regiane Vidal Costa Simonetti Costa, Maria de Fátima Vasconcelos da |
Palavras-chave: | Criança;Constgrução da personalidade;Brincadeira infantis |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | Gomes, M. R. V. C. S.; Costa, M. F. V. (2017) |
Resumo: | A criança não nasce e cresce sabendo brincar, o brincar é uma construção feita pela criança por meio de uma aprendizagem realizada no próprio ato de brincar. Nesse ponto de vista, a brincadeira não é inata, mas pressupõe uma aprendizagem, sendo que "esta aprendizagem é eminentemente interativa: antes de tudo o mais, as crianças aprendem com as outras, nos espaços de partilha comum" (SARMENTO, 2004, p. 14). Portanto, trata-se de um processo de apropriação cultural que permite que a criança compreenda e domine as diferentes manifestações da cultura lúdica e os aspectos metacomunicacionais que definem o status ficcional destas atividades. [...] |
Descrição: | GOMES, Maria Regiane Vidal Costa Simonetti; COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da. As práticas lúdicas no processo de desenvolvimento e inserção cultural da criança. In: COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; PEREIRA, Jaquelândia Aristides; SANTOS, Núbia Agustinha Carvalho; ASTIGARRA, Andrea Abreu; SILVA, Maria Saraiva da (orgs). Infância e relações etnorraciais em pesquisa. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2017. p. 97-112 |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34740 |
ISBN: | 978-85-420-1148-7 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_capliv_mrvcsgomesmfvcosta.pdf | 6,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.