Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34737
Tipo: Capítulo de Livro
Título: As narrativas autobiográficas de crianças e a formação do pedagogo
Autor(es): Avelino, Déborah de Sousa
Astigarraga, Andrea Abreu
Palavras-chave: Criança;Experiências de vida;Ambiente escolar
Data do documento: 2017
Citação: Avelino, D. S.; Astigarraga, A. A. (2017)
Resumo: O que legitima o poder de participação das crianças no ambiente escolar, quando ela produz um conhecimento reflexivo do mundo e de si mesma, ao mesmo tempo que lhe é negada a sua voz? Entendemos que as crianças relatam, no ambiente escolar, seu cotidiano, ao nar- rar suas relações com o outro. Essa escuta permite compreender: seus comportamentos, histórias, gostos, sentimentos e afetos entre outras dimensões, elementos significativos para serem explorados em sala de nula, o que de fato seria relevante no processo educativo da criança nos anos pré-escolares, promovendo a ampliação de suas experiências e conhecimentos. Ao ingressar na escola, as crianças trazem um repertório de experiências vividas no cotidiano.[...]
Descrição: AVELINO, Déborah de Sousa; ASTIGARRAGA, Andrea Abreu. As narrativas autobiográficas de crianças e a formação do pedagogo.In: COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; PEREIRA, Jaquelândia Aristides; SANTOS, Núbia Agustinha Carvalho; ASTIGARRA, Andrea Abreu; SILVA, Maria Saraiva da (orgs). Infância e relações etnorraciais em pesquisa. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2017. p. 63-75.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34737
ISBN: 978-85-420-1148-7
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_capliv_dsavelinoaaastigarraga.pdf2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.