Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34733
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | A abordagem etnográfica das práticas lúdicas: uma contribuição à pesquisa com crianças |
Authors: | Costa, Maria de Fátima Vasconcelos da Lima, Francisca Josélia Inocêncio de |
Keywords: | Infância;Vida das crianças;Instituiçoes públicas |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | Costa, M. F. V.; Lima, F. J. I. (2017) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A infância como produto da modernidade representou um crescente movimento de institucionalização da vida das crianças, traduzido na criação de saber e se na organização de instituições públicas especificamente voltadas para elas, tais como a escola, o que implicou na reorganização da função da família. Em suma, essa mudança, ao conceder uma posição de destaque à criança, também a confinou a espaços sociais restritos. Mas, na pós-modernidade, quando a racionalidade moderna entra em crise, ocorre um movimento inverso, de ampliação do circuito social da infância e de sua promoção à categoria de ator social, tanto do ponto de vista jurídico como econômico, e o agenciamento midiático tem intensificado a administração social da infância, distanciando-a do controle parental e escolar ( ARMENTO, 2008, 2004; COSTA, 2012). [...] |
Description: | COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; LIMA, Francisca Josélia Inocêncio de. A abordagem etnográfica das práticas lúdicas: uma contribuição à pesquisa com crianças. In: COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; PEREIRA, Jaquelândia Aristides; SANTOS, Núbia Agustinha Carvalho; ASTIGARRA, Andrea Abreu; SILVA, Maria Saraiva da (orgs). Infância e relações etnorraciais em pesquisa. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2017. p. 23-32. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34733 |
ISBN: | 978-85-420-1148-7 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_capliv_mfvcostafjilima.pdf | 4,25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.