Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34733
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Maria de Fátima Vasconcelos da-
dc.contributor.authorLima, Francisca Josélia Inocêncio de-
dc.date.accessioned2018-08-13T11:28:49Z-
dc.date.available2018-08-13T11:28:49Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCosta, M. F. V.; Lima, F. J. I. (2017)pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-420-1148-7-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34733-
dc.descriptionCOSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; LIMA, Francisca Josélia Inocêncio de. A abordagem etnográfica das práticas lúdicas: uma contribuição à pesquisa com crianças. In: COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; PEREIRA, Jaquelândia Aristides; SANTOS, Núbia Agustinha Carvalho; ASTIGARRA, Andrea Abreu; SILVA, Maria Saraiva da (orgs). Infância e relações etnorraciais em pesquisa. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2017. p. 23-32.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectVida das criançaspt_BR
dc.subjectInstituiçoes públicaspt_BR
dc.titleA abordagem etnográfica das práticas lúdicas: uma contribuição à pesquisa com criançaspt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA infância como produto da modernidade representou um crescente movimento de institucionalização da vida das crianças, traduzido na criação de saber e se na organização de instituições públicas especificamente voltadas para elas, tais como a escola, o que implicou na reorganização da função da família. Em suma, essa mudança, ao conceder uma posição de destaque à criança, também a confinou a espaços sociais restritos. Mas, na pós-modernidade, quando a racionalidade moderna entra em crise, ocorre um movimento inverso, de ampliação do circuito social da infância e de sua promoção à categoria de ator social, tanto do ponto de vista jurídico como econômico, e o agenciamento midiático tem intensificado a administração social da infância, distanciando-a do controle parental e escolar ( ARMENTO, 2008, 2004; COSTA, 2012). [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_capliv_mfvcostafjilima.pdf4,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.