Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34732
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Aportes metodológicos na pesquisa com crianças: etnografia ou intevenção
Autor(es): Costa, Marcelle Arruda Cabral
Palavras-chave: Prática docente;Educação infantil;Pesquisa sobra escolarização
Data do documento: 2017
Citação: Costa, M. A. C. (2017)
Resumo: A prática docente na educação infantil tem merecido uma atenção diferenciada dos pesquisadores em educação, em razão da forte demanda por uma escolarização cada vez mais precoce e pelas significativas mudanças que tem se operado nos contextos sociais que conformam o lugar da criança no mundo contemporâneo. O presente trabalho tem o objetivo de discutir os limites e possibilidades da integração de diferentes abordagens metodológicas na pesquisa com crianças, em atenção às demandas do objeto de pesquisa. Pretendemos discutir sobre as escolhas metodológicas, entendendo que estas escolhas devam se dá em função do objeto, inclusive, quando necessário, entrecruzando diferentes abordagens metodológicas, mas também tendo em vista as especificidades de se pesquisar com crianças. No caso em questão, trata-se de um estudo sobre as relações étnico-raciais no contexto da Educação Infantil, resultado de uma pesquisa de mestrado intitulada: Identidade étnico-racial em contexto lúdico: umjogo de cartas marcadas? (2005 a 2007).[...]
Descrição: COSTA, Marcelle Arruda Cabral. Aportes metodológicos na pesquisa com crianças: etnografia ou intervenção. In: COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; PEREIRA, Jaquelândia Aristides; SANTOS, Núbia Agustinha Carvalho; ASTIGARRA, Andrea Abreu; SILVA, Maria Saraiva da (orgs). Infância e relações etnorraciais em pesquisa. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora. 2017. p. 9-22.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34732
ISBN: 978-85-420-1148-7
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_capliv_maccosta.pdf6,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.