Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34732
Type: Capítulo de Livro
Title: Aportes metodológicos na pesquisa com crianças: etnografia ou intevenção
Authors: Costa, Marcelle Arruda Cabral
Keywords: Prática docente;Educação infantil;Pesquisa sobra escolarização
Issue Date: 2017
Citation: Costa, M. A. C. (2017)
Abstract in Brazilian Portuguese: A prática docente na educação infantil tem merecido uma atenção diferenciada dos pesquisadores em educação, em razão da forte demanda por uma escolarização cada vez mais precoce e pelas significativas mudanças que tem se operado nos contextos sociais que conformam o lugar da criança no mundo contemporâneo. O presente trabalho tem o objetivo de discutir os limites e possibilidades da integração de diferentes abordagens metodológicas na pesquisa com crianças, em atenção às demandas do objeto de pesquisa. Pretendemos discutir sobre as escolhas metodológicas, entendendo que estas escolhas devam se dá em função do objeto, inclusive, quando necessário, entrecruzando diferentes abordagens metodológicas, mas também tendo em vista as especificidades de se pesquisar com crianças. No caso em questão, trata-se de um estudo sobre as relações étnico-raciais no contexto da Educação Infantil, resultado de uma pesquisa de mestrado intitulada: Identidade étnico-racial em contexto lúdico: umjogo de cartas marcadas? (2005 a 2007).[...]
Description: COSTA, Marcelle Arruda Cabral. Aportes metodológicos na pesquisa com crianças: etnografia ou intervenção. In: COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; PEREIRA, Jaquelândia Aristides; SANTOS, Núbia Agustinha Carvalho; ASTIGARRA, Andrea Abreu; SILVA, Maria Saraiva da (orgs). Infância e relações etnorraciais em pesquisa. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora. 2017. p. 9-22.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34732
ISBN: 978-85-420-1148-7
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_capliv_maccosta.pdf6,78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.