Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34710
Tipo: TCC
Título: Implantação de ferramentas de business intelligence para gerenciamento da reposição automática de estoques em um grupo varejista: Um estudo de caso
Título em inglês: Deploying of business intelligence’s tools for automatic replenishment of inventory management in a retail group: A case study
Autor(es): Vale, Thales Campelo Bedê
Orientador: Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe
Palavras-chave: Estoque;Business Intelligence;Informação;Tomada de decisão;Abastecimento;Varejo
Data do documento: 2018
Citação: VALE, T. C. B. (2018)
Resumo: Atualmente, por conta do elevado dinamismo do mercado varejista, a necessidade de dispor de informações úteis, corretas e em tempo hábil é fator decisivo para que as empresas possam se adaptar às mudanças que ocorrem e permanecerem competitivas perante à concorrência. Com o avanço da tecnologia e o consequente surgimento de ferramentas de business intelligence, a criação de dashboards dinâmicos e online deram o auxílio necessário para que as empresas tenham conhecimento rápido do mercado na qual estão inseridas. Isso favorece uma melhor tomada de decisão por parte dos gestores e um melhor resultado para as organizações. Dessa forma, nesse contexto, o presente trabalho pretende implantar uma ferramenta de business intelligence em um grupo varejista do estado do Ceará como forma de acompanhamento da gestão automatizada dos seus estoques. Este estudo compõe-se de uma pesquisa aplicada, quantitativa e descritiva, fazendo uso dos conceitos de estudo de caso e pesquisa bibliográfica para abordagem do estudo. Os ganhos para a empresa puderam ser percebidos por meio da redução dos seus estoques em diversos fornecedores juntamente a um aumento no giro destes, comprovando assim a eficiência desse tipo de ferramenta para a gestão de empresas.
Abstract: Nowadays, due to the high dynamism of the retail market, the need for disposition of correct information in a timely manner is a decisive factor so the companies can adapt to changes, and also for them to stay competitive against the competition. With the progress of technology and the consequent appearance of tools of business intelligence, the creation of dynamic and online dashboards gave the necessary aid for the companies to have fast knowledge of the market in which they are inserted. This favors a better decision making process by the managers and a better result for the organizations. In that way, in that context, the present work intends to implant a tool of business intelligence in a retail group of the state of Ceará to allow the follow up of the automated administration of the stocks. This study is an applied quantitative and descriptive research, making use of the concepts of case study and bibliographical research for approach of the study. The earnings for the company could be noticed through the reduction of their stocks in several suppliers next to an increase in the their turnover, proving the efficiency of that type of tool for the companies’ administration.
Descrição: VALE, Thales Campelo Bedê. Implantação de ferramentas de business intelligence para gerenciamento da reposição automática de estoques em um grupo varejista: Um estudo de caso. 2018. 69 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34710
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_tcbvale.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.