Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34487
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | As crianças e o Museu do Ceará: uma experiência de mediação entre a escola e o espaço museal |
Authors: | Santos, Núbia Agustinha Carvalho |
Keywords: | Museus;Museu do Ceará;Pesquisa Intervenção |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | SANTOS, Núbia Agustinha Carvalho. As crianças e o Museu do Ceará: uma experiência de mediação entre a escola e o espaço museal. In: ROCHA, Nara Maria Forte Diogo; COSTA, Marcelle Arruda Cabral; COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; PINHEIRO, Francisco Pablo H. A. (orgs). Na aldeia, na escola, e no museu: alinhavos entre infância e trabalho docente. Fortaleza: EdUECE, 2016. p.162-184. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Os museus têm um potencial social, cultural, artístico e histórico importante para o processo educativo em qualquer nível de ensino. Nessa perspectiva, este artigo objetiva compreender como as crianças de Educação Infantil (EI) leem os objetos do Museu do Ceará (MUSCE) por meio de uma experiência mediadora entre os espaços escolar e museológico, analisando também a especificidade da mediação em termos de adequação a este público. A metodologia norteadora da pesquisa foi de base qualitativa com um enfoque na pesquisa-intervenção. O público selecionado foi uma classe de Jardim II constituído por 27 crianças e professora, da Escola Municipal Antônio Sales, localizada na cidade de Fortaleza. As mães das crianças foram colaboradoras da pesquisa, uma vez que seus filhos instigaram a participação delas nas atividades no percurso da intervenção.[..] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34487 |
ISBN: | 978-85-7826-383-9 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_capliv_nacsantos.pdf | 199,08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.