Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34487
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | As crianças e o Museu do Ceará: uma experiência de mediação entre a escola e o espaço museal |
Autor(es): | Santos, Núbia Agustinha Carvalho |
Palavras-chave: | Museus;Museu do Ceará;Pesquisa Intervenção |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | SANTOS, Núbia Agustinha Carvalho. As crianças e o Museu do Ceará: uma experiência de mediação entre a escola e o espaço museal. In: ROCHA, Nara Maria Forte Diogo; COSTA, Marcelle Arruda Cabral; COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; PINHEIRO, Francisco Pablo H. A. (orgs). Na aldeia, na escola, e no museu: alinhavos entre infância e trabalho docente. Fortaleza: EdUECE, 2016. p.162-184. |
Resumo: | Os museus têm um potencial social, cultural, artístico e histórico importante para o processo educativo em qualquer nível de ensino. Nessa perspectiva, este artigo objetiva compreender como as crianças de Educação Infantil (EI) leem os objetos do Museu do Ceará (MUSCE) por meio de uma experiência mediadora entre os espaços escolar e museológico, analisando também a especificidade da mediação em termos de adequação a este público. A metodologia norteadora da pesquisa foi de base qualitativa com um enfoque na pesquisa-intervenção. O público selecionado foi uma classe de Jardim II constituído por 27 crianças e professora, da Escola Municipal Antônio Sales, localizada na cidade de Fortaleza. As mães das crianças foram colaboradoras da pesquisa, uma vez que seus filhos instigaram a participação delas nas atividades no percurso da intervenção.[..] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34487 |
ISBN: | 978-85-7826-383-9 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_capliv_nacsantos.pdf | 199,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.